Warning: Illegal string offset 'url' in /home/vcloud/public_html/agropaulo.com/wp-content/themes/romae/single.php on line 9

Dicas de como Cuidar do Solo

O nosso Engenheiro Agrônomo; Rodrigues Costa, reuniu algumas dicas para quem deseja cuidar melhor do solo para mantê-lo sempre fértil. Confira:

1 – Plantio direto (na palha) reduz a perda de matéria orgânica e água do solo, retém água e auxilia na diminuição da incidência de plantas invasoras (ervas daninhas);

2 – Rotação de culturas: Quando se cultiva vários ciclos consecutivos da mesma cultura, além de empobrecimento gradual do solo, há também a questão de aumento do número de insetos-praga que atacam essas culturas. A diversificação de plantas com ciclos alternados é uma prática que melhora tanto a estrutura do solo, quanto a incidência de pragas.

3 – No período de pousio (intervalo entre cultivos): Faz-se necessário manter a cobertura do solo, pois evita erosão laminar (ocasionada pelos ventos) ou lixiviação provocada pela chuva (o impacto da gota de chuva no solo descoberto remove grande parte da matéria orgânica e isso, no decorrer dos anos, deteriora a situação do solo)

4 – Incorporação dos restos vegetais de cultivos anteriores: É uma maneira de devolver parte dos nutrientes removidos pelas plantas durante o cultivo e incrementar a matéria orgânica existente.

5 – Utilizar água de boa qualidade na irrigação: Água com grande quantidade de carbonatos (água dura) ou água com grande quantidade de sais (principalmente sódio) ocasionam desequilíbrios na solução do solo, isto deixa alguns nutrientes indisponíveis para as plantas e reflete diretamente na produção.

6 – Utilização de fertilizantes orgânicos: Grande parte dos fertilizantes aplicados via solo são na forma de sais, sua contínua aplicação eleva a quantidade dessa substância no solo, e o excesso é um problema caro e demorado para se corrigir. A utilização de fertilizantes de base orgânica evita esse problema e reflete diretamente num solo mais saudável.

Gostou? Curta nossas redes sociais para mais dicas como essa.

Clique aqui para nos seguir no instagram.

Clique aqui para nos Seguir no Facebook