Warning: Illegal string offset 'url' in /home/vcloud/public_html/agropaulo.com/wp-content/themes/romae/page-17.php on line 8

rolinha-caudo-de-feijao

Promover a prevenção e a educação ambiental são objetivos que norteiam o programa sócio ambiental  do Grupo Telles, do qual a Agropaulo faz parte. Através deste programa, um conjunto de ações foi posto em prática desde 2006. entre as medidas adotadas, uma das mais importantes foi a criação do Instituto Natureza Viva. O programa sócio ambiental também resultou na criação das seguintes ações:

Reserva Ecológica da Lagoa Encantada

Os 40 hectares do ecossistema pré-litorâneo, localizado na unidade Pécem Embalagens em Pindoretama/CE, representa a Reserva Ecológica Particular (REP) da Lagoa da Encantada. Tão importante quanto a preservação da flora e dos 142 espécies faunísticas (101 de aves, 24 de répteis, 11 de mamíferos) é a forma como o Grupo Telles trata a educação ambiental. Uma prova disso são as visitas agendadas pelos os grupos estudantes (de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Fortaleza), assim como de universidade cearenses, que são beneficiados pela REP, cujo objetivo é a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos.

Floresta Curió

Um pulmão da Mata Atlântica em plena Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a começar pelo clima e a vegetação nativa e verdejante entrecortada por pequenos riachos e nascentes. É esse cenário encontrado por quem passeia por uma das três trilhas que cortam os 57 hectares da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió (Floresta do Curió), entre os bairros de Messejana e Curió. Essa é a primeira ARIE do Ceará. O espaço é formado por vegetação densa, composta pelas principais espécies nativas e frutíferas – como jatobá, timbaúba, cedro, visgueiro e catanduva –, o que confere um clima bastante agradável à região.

Além da flora, a mata abriga uma grande diversidade de fauna – 92 espécies (sete mamíferos, 65 aves, 14 répteis e seis anfíbios), ajudando a promover o contato entre a população e a natureza. Há ainda uma sala ao ar livre, dedicada a cursos, palestras e aulas práticas, realizadas por meio de convênios com escolas e universidades locais. O local é aberto à visitação pública de terça à domingo das 6h às 15:30h, com acesso gratuito.

Escola para adultos

Para a capacitação e qualificação de seu quadro funcional, o Grupo Telles mantém o programa Escola para Adultos em suas unidades de Pindoretama (CE) e em Ceará Mirim (RN).  Além das aulas diárias de alfabetização e inclusão do ensino, também são ministradas aulas de ética, política e cidadania. O programa está em atividade desde 2010.

A unidade de Pindoretama mantém o projeto de ensino fundamental, resultado da parceria com a Prefeitura do Município, e com o projeto Brasil Alfabetizado, mantido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).